Uma das maiores preocupações em relação ao meio ambiente e aos níveis de poluição é o descarte incorreto de resíduos sólidos. Neste texto, vamos falar sobre diversas questões que envolvem as práticas de descarte e algumas inovações no ramo ambiental.
O descarte incorreto de resíduos sólidos causa a poluição em diversas áreas do meio ambiente, como nos solos, nos oceanos, no ar, dentre outros. Geralmente, o descarte incorreto é feito por questão de negligência ou por falta de investimento em algo tão importante e que faz tanta diferença em relação a nossa qualidade de vida.
Um dos maiores problemas que enfrentamos dentro da questão do descarte incorreto de resíduos sólidos é a questão da poluição hídrica. Produtos químicos e metais pesados são descaradamente jogados no mar, além de produtos agrícolas como fertilizantes e diversos tipos de agrotóxicos.
O principal causador desse tipo de poluição são os esgotos domésticos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos dois milhões de pessoas – principalmente crianças menores de cinco anos de idade – morrem anualmente por conta da ingestão de água contaminada. É um assunto muito sério e que precisa ser olhado e compreendido pela humanidade.
Outro grande problema da poluição hídrica é a morte de diversas espécies marítimas, prejudicadas em seu habitat natural.
A poluição do solo não fica para trás quando falamos de consequências negativas do descarte incorreto de resíduos sólidos. É uma forma de agressão ao meio ambiente muito perigosa, pois de certa forma pode transformar um solo produtivo em inútil e infértil, destruindo a natureza que ali existe, gerando riscos à saúde dos seres humanos e dos animais que ali habitam.
Nas grandes cidades essa poluição também é comum de ocorrer a partir do descarte inconsequente do lixo e do acúmulo do mesmo. Já nas zonas rurais e agrícolas, a utilização em grande escala dos fertilizantes e outros produtos químicos utilizados em adubos prejudica a continuidade do crescimento de novos alimentos e plantações no solo.
Uma cena que parece de filme de terror.
Podemos também citar aqui a questão da poluição visual que também faz muita diferença. Mesmo não atingindo diretamente a saúde pública, não deixa de ser uma questão que gera consequências em relação à valorização da nossa natureza e do meio ambiente em que estamos inseridos.
Medidas inovadoras para controlar a poluição e trazer benefícios ao meio ambiente
Em contrapartida, muitas pessoas, empresas e movimentos vêm fazendo a sua parte para lidar com as questões ambientais.
A PCN Suzano vem dando a sua contribuição no que diz respeito a essa visão de renovação e inovação no ramo ambiental. Através da utilização de recursos tecnológicos de última geração, a PCN Suzano desenvolve máquinas que transformam os resíduos sólidos em energia elétrica ou termoelétrica para produção industrial.
Não podemos fechar os olhos para muitas ações realmente prejudiciais para o meio ambiente e para a natureza que são feitas por muitas indústrias e até mesmo pela população. O descarte incorreto dos resíduos sólidos é uma questão grave para o meio ambiente, que deve ser olhado com seriedade e com muita inovação. Só assim poderemos oferecer ao planeta algo justo pelo que ele nos oferece.
[…] fato e todos sabemos que o planeta está cada vez mais poluído, devido principalmente ao descarte incorreto dos resíduos sólidos e líquidos. Isso se dá, por maior parte, pelas indústrias e grandes corporações, contudo existe uma […]